Blog não oficial

ENTREVISTA ao nosso sub-capitão Rafael Ramos



O nosso blog, em parceria com a BURGÃES TV, decidiram dar a conhecer aos nossos adeptos todos os elementos que fazem parte deste escalão. Semanalmente será publicada uma entrevista. Desta vez decidimos dar a palavra ao nosso sub-capitão que tem estado impedido de dar o seu contributo à equipa devido a lesão, mas espera-se que comece a treinar já na próxima semana.





ENTREVISTA

1- Antes de começarmos esta entrevista gostávamos que fizesses a tua apresentação. Nome, idade, estudos, ocupações, hobbies…

-Sou o Rafael Henriques Ramos, tenho 17 anos e estou no 1ºano da licenciatura de biologia na Universidade de Aveiro. Gosto bastante de futsal, principalmente pratica-lo. Gosto também de praticar outros desportos, de jogar PC às vezes e dar baile no pes, hehe!

2- Há quanto tempo praticas futsal?

-Pratico futsal à sensivelmente 7 ou 8 anos.

3- Há quantos anos estás a jogar no Clube Desportivo Académico de Burgães?

-Desde que pratico futsal, este foi sempre o clube onde joguei.

4- Qual ou quais os teus clubes anteriores?

-Não joguei noutros clubes.



5- Porque decidiste apostar neste clube?

-Na altura, tinha duas hipóteses ou escolhia ir para o Vale Cambrense jogar futebol 11, ou ia para o Burgães. Escolhi o Burgães, devido ao facto de no futebol 11 se praticar futebol á chuva e ao frio, e como era pequeno os meus pais decidiram que era melhor ir para o Burgães.

6- O que achas deste novo projecto liderado pelo novo presidente José Pinho, que pretende, essencialmente, renovar mentalidades?

-Acho que tem proporcionado mais oportunidades em conhecer melhor a modalidade, disponibiliza aos atletas melhores condições de trabalho e oportunidades únicas como o estágio realizado este ano. Penso que é um projecto muito positivo até agora.

7- Como nasceu a paixão por esta modalidade? Ou como é que o futsal chegou a ti?

-Eu comecei a aperceber-me realmente que me interessava pela modalidade a partir do 3ºou 4º ano de competição. Comecei a perceber que o futsal é uma modalidade muito mais difícil de jogar do que o futebol, pois são necessários factores como: uma concentração, um trabalho colectivo e uma percepção dos espaços, muito superiores.

8- Vês no futsal um passatempo/ocupação ou uma oportunidade de futuro?

-Neste momento penso que a modalidade para mim é apenas um entretenimento, porém tento joga-la sempre dando o meu melhor.

9- Focando agora no clube em si, como caracterizas o ambiente entre jogadores e equipa técnica no teu escalão?

-Neste momento, e apesar de não ter estado muito presente ultimamente, sei que é uma equipa unida e com um espírito de companheirismo presente entre todos os elementos. A meu ver temos todos os mesmos objectivos.
-Em relação ao ambiente entre jogadores e equipa técnica existem por vezes algumas discordâncias, o que é normal, pois não há hipótese da equipa técnica agradar a todos os atletas ao mesmo tempo. Penso que tem de haver uma maior compreensão por parte dos atletas, e mostrar nos treinos e nos jogos aquilo que valem para poderem ter a sua oportunidade.

Para completar, queria realçar que se houveram alguns atletas menos concordantes (e houveram) com a escolha dos capitães, a meu ver deveriam respeitar a decisão da equipa técnica apesar de não ser do seu agrado. Confesso que a princípio eu também discordava totalmente do 1º capitão não ser um atleta com alguns anos de Burgães, mas depois reflecti melhor e sei que o actual 1ºcapitão tem aquilo que é preciso para exercer essa função.


10- E o que pensas da parte directiva, desde o presidente, directores e seccionistas?

-Não tenho nada a dizer, é pessoal competente naquilo que faz, apesar do presidente por vezes ser um bocado cabeça no ar.


11- O que achas da massa adepta do Burgães? Sentes apoio nos jogos?

-Acho que é proporcional ao nosso estatuto. Ou seja, apoia aquilo que lhe é possível.

12- Em relação ao campeonato, quais são os teus objectivos colectivos e individuais?

-Os meus objectivos colectivos são aqueles que foram estabelecidos no inicio da época que são ganhar todos os jogos, e a longo prazo ir á fase dos primeiros.
-O meu objectivo individuai principal é tentar jogar com o intuito de ajudar a equipa a ganhar, porém como qualquer outro jogador também gosto de marcar golos e dar a marcar.

13- Tens algum ídolo no futsal? Ou alguém que segues muito atentamente todos os seus passos?

- Gosto bastante de ver a equipa de futsal do Benfica a jogar. Mas em termos de jogadores o Falcão é o favorito.

14- Concordas com o novo modelo competitivo do campeonato distrital de juniores em Aveiro?

-Não aprecio muito, penso que fazer um só campeonato distrital com todas as equipas seria mais interessante e mais justo.

15- O que pensas da evolução da nossa modalidade? Achas que este sistema implantado pela associação de Aveiro ajuda na sua evolução?
-Tem vindo a crescer imenso. Há 5, 10anos quase ninguém falava de futsal agora existem muito mais praticantes e fãs.

16- Muito obrigado pela disponibilidade. O Clube Desportivo Académico de Burgães deseja que alcances todos os objectivos a que te propões. Desejas fazer mais algum comentário ou passar alguma mensagem para os nossos adeptos?
-Queria só dizer para confiar e apoiar a equipa dos juniores do Burgães pois tem uma equipa com bastantes soluções e com algum trabalho vai conseguir concretizar os seus objectivos.

3 comentários:

Anônimo disse...

um grupo como ja nao se via à uns anos no burgães. todos a remar para o mesmo lado e cada vez mais fortes e unidos com uma super mentalidade vencedora. todos com um gosto estraordinario naquilo que fazem. cada vez mais pensam todos da mesma maneira. As renovacoes de "mentalidades" nem sempre sao faceis para alguns mas esta ja comeca a dar os seus frutos.
quem está dentro do grupo sabe a que me refiro.

forca burgaes.
estou satisfeito.

Anônimo disse...

concordo. nunca vi um grupo tao "profissional". malta nova com esta vontade nao é mesmo normal. sabem o que querem e esforcam-se no treino como se um jogo se tratasse. tambem so desta forma os resultados podem aparecer.
forca malta.

quando eu era...

Anônimo disse...

axo k este ramos ja anda a precisar de uma licao de pes.
ta a cantar de galo sem necessidade nenhuma.
no proximo estágio vais alguem te vai tirar essa confianca... :p
abracos e bjs